Portal Cdor Heraldo Lage
HLAGE.COM.BR
Grupo Amigos Verso & Prosa

É NÓISH NA FITA !

Contra a Clonagem. Porque...

Enviada por Enviada por Clarissa Nobre e Luciana Monsores

  Below is the result of your feedback form.  It was submitted by
 (clerinha@globo.com) on Monday, January 14, 2002 at 22:10:04
---------------------------------------------------------------------------
nome: Clarissa Nobre e Luciana Monsores

HomePage: RJ

Comentários: CLONAGEM HUMANA - O PORQUÊ DE SER CONTRA

Apesar de simples para os cientistas que estão habituados a lidar com ela, a clonagem é ainda uma técnica de resultados imprevisíveis. Antes de ser anunciada o primeiro mamífero clonado, a ovelha Dolly, tinham sido produzidos uma impressionante galeria de monstruosidades. Foram centenas de fetos sem cabeça, sem cérebro ou com atrofia nos membros. Alguns não passavam de um amontoado informe de tecidos vivos. A maioria foi abortada nas primeiras semanas de gestação. Outros sobreviveram alguns dias ou semanas e morreram por problemas que iam do mau funcionamento dos órgãos à reprodução descontrolada das células. Foram descartamos cerca de 300 ovelhas para chegar a Dolly.

 A proporção de tentativa e acerto registrada ultimamente pelos cientistas nas experiências com clones humanos, indica, pelo menos numa primeira fase, para conseguir 500 bebês por ano, teria de provocar o aborto de outros 150.000 vidas humanas em formação que seriam descartadas como simples experimentos fracassados. Tem a certeza de que para cada três bebês nascidos aparentemente sadios, a clonagem vai gerar quase duas centenas de fetos monstruosos destinados a morrer no ventre das voluntárias hospedeiras, cujas vidas também estarão em perigo. E o clone que nascer com algum defeito físico, o que será feito com esse bebê? Será morto e jogado fora, para que o cientista possa tentar criar outro ser humano, perfeito e saudável?

Cientistas mesmo já admitiram : O processo de clonagem é quase uma loteria. Terão de obter cerca de 2.000 óvulos para tentar engravidar as 200 mulheres que se apresentaram como voluntárias para gestá-los. Desse grupo, acredita-se que apenas trinta não perderão os bebês logo nos primeiros meses de gestação. As demais vão abortar naturalmente ou precisarão ter a gravidez interrompida para evitar que fetos defeituosos coloquem em risco suas vidas. Das trinta que conseguirem manter a gravidez, apenas oito concluirão os nove meses de gestação e darão à luz seus bebês. Ao nascer, cinco dos bebês poderão apresentar problemas tão graves de saúde que deverão morrer ou ser submetidos à eutanásia logo depois do parto. Apenas três serão sadios, a ponto de passarem no berçário por bebês concebidos normalmente.

Todos sabemos que a única maneira de chegar à perfeição na clonagem é pela prática, pela repetição, por tentativa e erro. Nas experiências com animais isso é perfeitamente aceitável. Mas com seres humanos é antiético e DESUMANO agora e será por muitas décadas.

***
Nossa Réplica... A resposta de Heraldo Lage

Esta coluna pretende publicar opiniões e posições, desde que não ofendam a dignidade e a honra de ninguém.  Por isso publicamos as opiniões acima e publicaremos outras se respeitarem essas regras.  Entretanto, nos posicionaremos sempre que entendermos de bom alvitre. Assim, segue nossa opinião...

É admirável como podem os seres humanos se sentirem superiores a outros seres... Todos pertencem à Mãe Natureza !

Quando Deus dotou os Animais "Racionais" (?)  de cerebelo talvez nem tenha esperado o mau uso das faculdades geradas por essa pequenina máquina humana de pensar...  Mas há também quem faz dela, bom uso.

Seres humanos (?) concordam com o sacrifício dos Animais Irracionais, mas nunca com o próprio sacrifício !  Querem utilizar-se dos benefícios ocasionados pela ciência, mas rejeitam duramente os trabalhos de busca do sucesso para tal fim !

Há quem se esqueça de que somos meros Animais !   Racionais, por conta do cerebelo, mas, simples Animais !  Tanto quanto os demais habitantes desta pequena residência chamada Planeta Terra.

Entendo que Animais Racionais e Irracionais merecem o mesmo respeito nesta efêmera vida terrena.

Aliás, é bom ressaltar que os Animais Racionais (?) são os únicos que lutam contra a própria espécie, até mesmo, tantas vezes, sem motivo.

Predadores da Própria Espécie !  Isso é muito triste !

Os Animais Irracionais, atacam para se defender, apenas. 

Não fossem os sacrifícios que passam os animais irracionais, nós (racionais(?)) não teríamos evoluído o quanto evoluímos em matéria de ciência, curas, etc...

É óbvio que certos Animais Racionais sempre se expuseram a sacrifícios, como cobaias, para que pudesse a ciência evoluir e encontrar as respostas procuradas.  Tantas já encontradas...  Outras...   por encontrar...

O que jamais se poderia permitir, é que em nome de uma pseudo-ética, se impedisse o processo de evolução do conhecimento, a mais sagrada ferramenta para a salvação da vida e da espécie.

Ainda bem que cientistas não pensam assim !   Continuam lutando, estudando, pesquisando. Só assim encontrarão o sucesso para que possam continuar defendendo a nossa existência.

Infelizmente, o sofrimento e os erros cometidos quando se trabalha, são os únicos caminhos que podem levar alguém ao sucesso em seus empreendimentos.

É triste, mas é assim que acontece.

A Grande Verdade, entretanto, é que nos erros, se encontram os acertos.

E os acertos geram o sucesso.

Por isso é que não posso ser contra a CLONAGEM.  Sou a favor !

Sou a favor das experiências que sem dúvida levarão ao sucesso, como ocorreu com o caso da ovelha Dolly.  Hoje uma realidade.  Um sucesso ! 

Já dizia, há muito tempo, um velho dito:

Mais vale tentar algo nesta vida, mesmo expondo-se à derrota...

Que ficar na fila dos pobres de espírito, que por nunca haverem tentado,  jamais provaram o sabor da vitória !

Heraldo Lage

 

 

Página Principal

Old
Guest Book

Assine meu novo Livro de Visitas
Free Guestbook from Bravenet.com
Livro de Visitas
Antigo