Portal Cdor Heraldo Lage
HLAGE.COM
Grupo Amigos Verso & Prosa

É NÓISH NA FITA ! POLÍTICA...
Conheça também o nosso Blog "É NÓISH NA FITA !"

Enviada por: É NÓISH NA FITA !

LULA É MULTADO !
PROPAGANDA ILEGAL !
Fonte: Folha Online
02/12/2005 - 00h16

 

TSE multa Lula por propaganda eleitoral antecipada

da Folha Online
da Folha de S.Paulo, em Brasília

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) condenou, por 4 votos a 3, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao pagamento de uma multa de R$ 31,9 mil por propaganda eleitoral antecipada.

As propagandas foram veiculadas em abril de 2005 em caráter institucional, com slogans como "Brasil, um país de todos como nunca se viu" e "A gente sabe que ainda tem muito a fazer, a gente sabe que pode contar com você".

O TSE entendeu que as propagandas não revelavam de forma concreta nenhum ato, programa, obra ou serviço como determina a legislação eleitoral. Por isso, foi qualificada como uma peça de "propaganda eleitoral" antecipada.

O processo foi movido pelo PSDB em julho. Os tucanos acusavam o presidente da República de violar dispositivo da Lei Eleitoral (nº 9.504, artigo 36) que limita a propaganda eleitoral aos 90 dias que antecedem cada eleição.

O julgamento havia começado em 21 de julho, mas fora interrompido por pedido de vista do ministro César Rocha. Uma semana depois, foi retomado e novamente interrompido, desta vez por causa de um pedido de vista de Gilmar Mendes.

Outro lado

O Palácio do Planalto não disse se pretende recorrer da decisão nem fez considerações políticas sobre a acusação do PSDB. Respondeu apenas, por meio da assessoria de imprensa, que "a AGU (Advocacia Geral da União) vai examinar a decisão do TSE".

 

Em tese Lula ainda pode recorrer ao STF (Supremo Tribunal Federal). A condenação é pessoal, porque o processo foi movido contra o presidente. Ou seja, em caso de condenação final, Lula é quem teria que pagar a multa, não o governo.

Com informações de Silvana de Freitas da Folha de S.Paulo, em Brasília

Especial
 
 

 

Página Principal

Old
Guest Book

Assine meu novo Livro de Visitas
Free Guestbook from Bravenet.com
Livro de Visitas
Antigo