Portal Cdor Heraldo Lage
HLAGE.COM
Grupo Amigos Verso & Prosa

É NÓISH NA FITA ! POLÍTICA
Conheça também o nosso Blog "É NÓISH NA FITA !"

Enviada por: É NÓISH NA FITA !

OPERAÇÃO CUBA
Fonte: Sueli Bessa Guerra

 

               21/01/2006
                
             Operação Cuba

             Advogados do PT assessoram
             motorista que dirigiu carro com
             dólares cubanos

             Julia Duailibi


             
Beto Barata/AE
                      
              Éder Macedo confirma que foi ao aeroporto, mas diz que não viu nada


                  O depoimento do motorista do Ministério da Fazenda Éder Eustáquio Soares Macedo, na semana passada, em Brasília, foi preparado para ajudar o PT a se livrar da acusação de ter recebido ilegalmente 3 milhões de dólares de Cuba para a campanha do presidente Lula em 2002. Seguindo um roteiro visivelmente ensaiado pelos advogados, o motorista confirmou que realmente dirigiu um Omega blindado do Aeroporto dos Amarais, em Campinas, até São Paulo. Confirmou que os passageiros eram Ralf Barquete e Vladimir Poleto, ex-assessores de Antonio Palocci, então coordenador da campanha de Lula à Presidência. Confirmou que alguma coisa havia sido colocada no porta-malas do carro, mas ele não viu o que era, já que não se deu ao trabalho nem de descer para abrir o bagageiro. Finalmente, disse que tanto os passageiros como a mercadoria foram deixados numa churrascaria paulistana. Resumindo: encerrado assim, o depoimento não acrescentava nada e ainda jogava para uma churrascaria o problema que, até então, era do comitê de campanha de Lula, na Vila Mariana, onde realmente foram entregues as caixas com dinheiro cubano. Mas deu tudo errado.

                  Os senadores da CPI desconfiaram do extremo nervosismo do motorista e das constantes interferências de sua advogada. Durante a sessão, alguns parlamentares foram informados de que Éder, que mora no Rio de Janeiro, havia antecipado sua ida a Brasília a pedido da assessoria parlamentar do Ministério da Fazenda. Ele também dispensou o hotel que seria reservado pelo Senado, trocando-o por um outro mais luxuoso. Intrigados, os senadores pediram à Polícia Federal que investigasse. Ainda durante o depoimento, chegou a informação de que a suíte do hotel havia sido reservada e paga por um escritório de advocacia de São Paulo, cujo sócio, Hélio Silveira, é especialista em direito eleitoral. Entre seus clientes conhecidos estão a ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy e o próprio Partido dos Trabalhadores. Em princípio, apenas uma estranha coincidência.

                        Joedson Alves/AE
                      
                        Palocci: ele foge do depoimento há três meses 


                  Questionado a respeito, o motorista se confundiu. Primeiro, disse que havia falado com o advogado apenas pelo telefone, dando a entender que não o conhecia pessoalmente. Depois, admitiu que tinha visto o advogado naquele dia. Por último, afirmou que Hélio era realmente seu advogado e que, inclusive, tinha ido buscá-lo no aeroporto. Hélio Silveira trabalha para o PT desde 1998. Ele diz que seu escritório está ajudando o motorista por puro voluntarismo. "Sou solidário. Esse cidadão nunca foi a uma delegacia", afirmou o advogado, acrescentando que o caso "não tem nada a ver com o PT". Ele e o motorista se conheceram, por coincidência, no comitê eleitoral de Lula. Hélio Silveira, por coincidência, é advogado de Ademirson Ariovaldo da Silva, assessor especial do ministro Antonio Palocci, que, por coincidência, é amigo de Vladimir Poleto, que, também por coincidência, é amigo de Rogério Buratti, outro que, por coincidência, confirmou a existência do dinheiro cubano. Todos, por coincidência, participaram da Operação Cuba. Falta ouvir o ministro Palocci sobre o assunto. Não por coincidência, ele tem conseguido fugir da CPI há quase três meses.

--------------------------------------------------------------
                  adicionada no sistema em: 21/01/2006 12:11 
 

 

Página Principal

Old
Guest Book

Assine meu novo Livro de Visitas
Free Guestbook from Bravenet.com
Livro de Visitas
Antigo