HLAGE.COM.BR
Portal Cdor Heraldo Lage

 

Relatório Alfa - Aldo Novak

DESCUBRA O QUE NEM TODOS QUEREM QUE VOCÊ SAIBA
R E L A T Ó R I O A L F A http://www.relatorioalfa.com.br
Os dados deste relatório são de responsabilidade de seus autores e o crédito das informações pertencem a eles
 
 

Aldo Novak

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Aldo Novak 2006
Aldo Novak 2006

Aldo Novak, cujo nome completo é Edwaldo Novak Gomes da Silva Júnior (São Roque, 10 de novembro de 1962) é um jornalista, que iniciou a carreira especializando-se em jornalismo aeroespacial e ficção científica, mas que atualmente é mais conhecido por seus textos de gestão pessoal, administração e equilíbrio de vida. Ele também é conhecido, no Brasil, como conferencista e coach.


 

Índice

[esconder]

O Segredo - The Secret

Em 2007 Aldo Novak se tornou porta-voz do filme australiano O Segredo (The Secret), produzido por Ronda Byrne. O Segredo é um filme produzido pela Prime Time Productions e consiste de uma série de entrevistas e dramatizações, relacionadas à "Lei da Atração", nome dado aos procedimentos usados por pessoas para que possam "atrair para si aquilo que desejam".

O filme tem duas vertentes, uma na linha de coaching e outra, mais popular, na linha new age. Novak é porta-voz da primeira. Durante o lançamento do filme no Brasil, ele concedeu uma série de entrevistas especificando sua visão do filme, e contradizendo outros porta-vozes, de linha esotérica. De seu ponto de vista o filme trata de questões técnicas apenas, usando linguagem romanceada.

Em julho de 2007, Novak lançou um DVD sobre o mesmo tema, chamado "A Lei da Atração: Decifrando o Grande Segredo", em que apresenta uma visão do assunto desprovida de esoterismo, misticismo ou física qüântica. Ele também foi escolhido para apresentar uma conferência ao lado de Bob Proctor, um dos principais apresentadores de "O Segredo", em um evento brasileiro.

Antártida

Em novembro de 2006, Aldo Novak foi confirmado como o primeiro coach do mundo na Antártida. Em uma viagem chamada de "Primeira Expedição Liderança Antártica", Novak acompanhará um grupo de 45 pessoas (30 passageiros e 15 tripulantes) para uma viagem de 17 dias pelo continente antártico, acampamentos no gelo e visitas até as bases polares do Brasil e da Polônia. A expedição está programada para ocorrer no final de 2008, a bordo do navio de pesquisas e exploração Inspector.

A equipe da qual Novak faz parte inclui, também, José Carlos Gonçalves, Capitão de Mar e Guerra (Rrm) da Marinha de Guerra do Brasil, que atuou como Subchefe da Estação Científica Brasileira Antártica Comandante Ferraz, entre 1993 e 94 e Silvio Martins, membro e ex-presidente do Clube Alpino Paulista, com mais de 20 anos de experiência na Antártica.

A função dele será aplicar treinamento de autoliderança aos participantes, além de efetuar um registro jornalístico da viagem, que ele faz por meio de um blog da viagem.

Coaching

Aldo Novak é um dos primeiros coaches do Brasil, profissão que mistura um pouco de consultoria, um pouco de técnico pessoal e um pouco de professor. Por sua exposição na TV e rádio, Novak popularizou a profissão no Brasil. Ele também publica uma coluna semanal, lida por cerca de meio milhão de pessoas, chamada "Com o Pé Direito", onde trata de temas como motivação, networking, relacionamento pessoal, relacionamento de casais, mapas mentais e estabelecimento de missionamento, também conhecido como "declarações de Missões" de vida e corporativas. Há alguns anos, começou a levar grupos em "viagens treinamento" para locais como Machu Picchu e Nazca, no Peru, criando uma disciplina chamada "light travel coaching". Tais atividades o têm afastado das atividades jornalísticas, pelas quais se tornou conhecido.

Mapas mentais

É promotor dos mapas mentais (mind maps), método gráfico sistematizado pelo autor inglês Tony Buzan como ferramenta de gestão do conhecimento e organização do capital intelectual, além de técnica de comunicação interpessoal, aprendizado e auto-conhecimento.

Relatório Alfa

Foi criador e editor do jornal eletrônico Relatório Alfa (que apesar de lembrar uma publicação sobre "teorias da conspiração", é muito mais um periódico de jornalismo alternativo, tratando de temas como política, defesa ambiental, questionamento quanto ao sistema de voto eletrônico brasileiro e supostos aparecimentos de OVNIs).

Em 2001 demonstrou que um dos senadores da República brasileira, Antônio Carlos Magalhães, havia criado um website que forjava o apoio de internautas (todos os visitantes enviavam, sem saber, mensagens de apoio ao senador, quando entravam no site). Sua matéria, demonstrando isso e originalmente publicada no Relatório Alfa, repercutiu em todo o País. O Senador, que enfrentava um processo por violar o sistema de votos eletrônicos do Congresso Nacional e foi forçado a renunciar, tirou o site do ar.

Combateu o uso de urnas eletrônicas não auditáveis nas eleições do País, escrevendo uma série de artigos chamados "burla eletrônica". Em setembro de 2006, contratado pela TV Cidadania, primeira emissora de TV cidadã brasileira, lançou o Programa Relatório Alfa em diversas emissoras à cabo, e via internet, tratando exatamente dos perigos sobre o uso de urnas eletrônicas nas eleições municipais, estaduais e federais.

Sistema bancário

Em 2003, liderou um combate virtual ao sistema bancário brasileiro, pedindo ajuda dos internautas para que a lei brasileira de defesa dos consumidores pudesse continuar sendo usada para defender os clientes das ações dos bancos (os bancos brasileiros desejavam usar uma outra lei, criada por eles). Sua mobilização junto ao Supremo Tribunal Federal provocou a queda dos servidores eletrônicos do governo que processavam o sistema de e-mails e, com a participação ativa do IDEC (Instituto de Defesa do Consumidor), os bancos acabaram por perder a ação direta de insconstitucionalidade que moviam, para que não tivessem que obedecer às leis de defesa do consumidor do Brasil.

Desarmamento

É um firme oponente do porte de armas, no Brasil, e participou da campanha brasileira contra o uso de armas por cidadãos.

Cautela científica

Também é defensor intransigente do princípio da Cautela Científica no que se refere às sementes geneticamente modificadas (transgênicas), tendo atuado ao lado do Greenpeace Brasil contra a multinacional Monsanto em várias ocasiões.

Foi âncora de telejornais e repórter investigativo, além de colunista especializado em atividades espaciais e militares.

Atualmente menos envolvido com o papel de ativista e jornalista, dedica-se em tempo integral ao treinamento corporativo utilizando técnicas de Mapeamento Mental, coaching de grupo e outros métodos de análise e desenvolvimento de liderança.

Curiosidades

Foi, na década de 90, fundador e vice presidente de um dos maiores clubes de ficção científica do mundo, a Frota Estelar Brasil (fã clube da série Star Trek), tendo sido entrevistado nos principais programas de TV do país vestindo os uniformes da série Jornada nas Estrelas. Além de Star Trek, foi criador e presidente do Arquivo X Brasil, fundado após a Frota Estelar.

Organizador das maiores convenções de ficção científica da América Latina, foi o responsável pela vinda ao Brasil do ator George Takei, o Sr. Sulu da série Star Trek clássica, além do ator que representava Darth Vader, na primeira trilogia de Guerra nas Estrelas.

Há alguns anos abandonou sua participação nos eventos, publicações e atividades ligadas à ficção científica, embora a razão nunca tenha sido esclarecida.

No ano 2001 assumiu como membro do Conselho Editorial da Revista UFO, publicação que investiga os objetos voadores não identificados OVNIs. Entretanto, em diversas entrevistas, afirma jamais ter visto um OVNI, ou algo parecido.

Novak também já atuou em telenovelas brasileiras e pelo menos uma fotonovela, esta de ficção científica, chamada "O Incidente Dumont".

Ligações externas

O Wikiquote tem uma coleção de citações de ou sobre: Aldo Novak.
 
 
  Portal Cdor Heraldo Lage  

Old
Guest Book

Assine meu novo Livro de Visitas
Free Guestbook from Bravenet.com
Livro de Visitas
Antigo